27 de setembro de 2025

Prefeitura amplia acessibilidade com plataforma de Libras em 56 serviços públicos de Limeira

0
Prefeitura amplia acessibilidade com plataforma de Libras em 56 serviços públicos de Limeira

Prefeitura amplia acessibilidade com plataforma de Libras em 56 serviços públicos de Limeira

Banner Publicitário









A Prefeitura de Limeira anunciou nesta sexta-feira (19) a expansão de uma plataforma digital que garante interpretação e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) de forma simultânea em diversos atendimentos do município. O anúncio ocorreu durante a cerimônia de apresentação de novas tecnologias nas áreas da Saúde e Inclusão e contou com tradução em Libras realizada pela própria ferramenta.

A novidade, disponibilizada por meio da plataforma ICOM, representa um avanço na integração entre tecnologia e inclusão, ampliando o suporte a pessoas com deficiência auditiva e surdas em 56 setores da cidade, entre eles o Paço Municipal, PAT, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Santa Casa, Hospital Humanitária, SAMU e outras repartições municipais e órgãos públicos.

O uso do ICOM é simples e ágil. Ao chegar a um dos locais contemplados, o servidor responsável aciona o recurso por meio de um QR Code em placas sinalizadas. Automaticamente, é aberta uma chamada de vídeo com um intérprete de Libras, que passa a intermediar a comunicação entre a pessoa surda e o atendente. O serviço funciona on-line, em tempo real e 24 horas por dia.

“É um momento único para nós. Quando uma pessoa surda busca atendimento, a barreira da comunicação pode comprometer até o diagnóstico. Agora, com essa ferramenta, conseguimos assegurar que ninguém ficará sem ser compreendido”, destacou o prefeito Murilo Félix.

Banner Publicitário

O secretário de Tecnologia e Eficiência, Roger Willians, reforçou o impacto do projeto: “Estamos muito satisfeitos em poder unir tecnologia e inclusão em um mesmo projeto. Nosso compromisso é expandir a plataforma para todas as secretarias e também para unidades móveis, como a Patrulha Maria da Penha, pois infelizmente ainda temos ocorrências de violência contra mulheres surdas. Temos que levar acessibilidade a todos”.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Dr. Fabiano D’Andréa, do secretário interino de Saúde Alexandre Ferrari, do presidente do Ceprosom Dimas Peruzza, além dos vereadores Nilton Santos (líder do Governo), Waguinho da Santa Luzia, Bruna Magalhães, Lu Bogo, Estevão Nogueira, Márcio do Estacionamento e João Antunes Bano. Também participaram o provedor da Santa Casa, Wilson Rocha, o superintendente da Humanitária, Eduardo Dermonde, Rebeca Basso, coordenadora do Centro João Fisher Sobrinho, além de secretários e diretores municipais.

A capacitação dos servidores para o uso da ferramenta ocorreu nos dias 9 e 18 de setembro, garantindo a implantação imediata.











Informações da PML

Banner Publicitário

Descubra mais sobre A SUA VOZ

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta