Limeira sedia treinamento regional sobre manejo e controle de escorpiões

Limeira recebeu nesta semana um treinamento sobre manejo e controle de escorpiões, ministrado pelo especialista Rubens Antônio da Silva, da Coordenadoria de Controle de Doenças de Mogi Guaçu – vinculada à Secretaria Estadual da Saúde. A iniciativa começou ontem (17), no Espaço Elo, e contou com a presença de representantes de dez municípios das regiões de Limeira e Campinas. Nesta quinta-feira (18), os participantes foram a uma chácara para a parte prática, que envolveu a captura dos aracnídeos e o uso de equipamentos de segurança, como botas e luvas especiais.
A coordenadora da Divisão de Zoonoses de Limeira, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, destacou que o município foi escolhido para sediar o encontro por ser referência no manejo desses animais. Ela também salientou a importância da troca de experiências entre os municípios no enfrentamento a esses animais.
Durante o treinamento, foram abordados aspectos da biologia e da incidência dos escorpiões. Segundo Rubens, há três espécies de escorpiões no estado de São Paulo, entre elas o escorpião-amarelo, que se disseminou pelo ambiente urbano. Ele explicou que o animal vive em galerias e, muitas vezes, invade as residências por pias, ralos e banheiros. “É um animal que requer muito cuidado, porque a picada pode levar à morte, devido ao veneno liberado”, alertou.
O especialista orientou sobre formas de prevenção, como evitar acúmulo de lixo — que atrai baratas, principal alimento do escorpião —, manter os ralos vedados e inspecionar sapatos, toalhas e roupas antes do uso. “O escorpião não será eliminado do nosso meio, precisamos aprender a conviver com ele”, afirmou. E, ainda, ressaltou que a espécie pode sobreviver até um ano sem água e sem alimento, e que sua picada é responsável pela maioria dos acidentes escorpiônicos registrados no Brasil.
A diretora de Vigilância em Saúde, Renata Albertin, e o supervisor do Núcleo de Capacitação e Humanização da prefeitura, Lucas Amurim de Araújo, acompanharam os trabalhos.
Serviço:
Informações podem ser obtidas na Divisão de Zoonoses, localizada na Rua Professor Sólon Borges dos Reis, 251, no Parque Campos Eliseos. Tel. 3441-3548.
Descubra mais sobre A SUA VOZ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.