Conferência de Assistência Social começa hoje (25) com palestra e debates
A 15ª Conferência de Assistência Social começou na manhã de hoje (25). Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a iniciativa ocorreu na Associação Conviver, que fica no Jd. Res. Alto do Flamboyant. A parte da manhã foi marcada pela palestra da assistente social Ana Maria Sampaio. Já o período da tarde conta com debates dos eixos temáticos. A realização é do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e do Ceprosom. O objetivo da conferência é a discussão de propostas que devem contribuir com a formulação de políticas públicas.
Na abertura do evento, o presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, agradeceu o trabalho dos assistentes sociais e ressaltou a importância da atuação do Ceprosom para Limeira. “Que a partir dessa conferência surjam novos encaminhamentos, com propostas que possam fazer a diferença”, disse. O presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, salientou que a atuação do Suas é fundamental para garantir a dignidade humana. “Esse trabalho deve ser valorizado”, falou.
Usuário dos serviços do Suas, Jorge Luiz Oliveira também compôs a mesa de abertura do evento. Ele relatou que ser atendido nos equipamentos públicos possibilita que ele tenha esperança e que hoje sua vida é mais próspera. “Eu acredito nesse trabalho e acredito que pode ser feito muito mais”, destacou. Representando a sociedade civil, Ana Paula Marini, coordenadora da Apae, frisou que esta é uma oportunidade para fazer as mudanças necessárias. “Que saibamos analisar com criticidade as propostas”, salientou. Integraram a mesa a diretora de Proteção Social, Paula Furlan, e a vice-presidente do CMAS, Sirlene Araújo.
Amanhã (26), o evento ocorre das 8h às 13h, com votação e aprovação das propostas e eleição dos delegados que irão representar o município de Limeira na etapa estadual da conferência. As propostas foram levantadas durante pré-conferências, realizadas de forma descentralizada, que contaram com ampla participação da população.
Os eixos debatidos são “Universalização do Suas: acesso integral com equidade e respeito às diversidades”, “Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional”, “Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no Suas”, “Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS” e “Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do Suas”.
Descubra mais sobre A SUA VOZ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.