27 de setembro de 2025

3º Encontro da Visibilidade Surda reúne 300 pessoas no Teatro Nair Bello

0
Banner Publicitário







3º Encontro da Visibilidade Surda reúne 300 pessoas no Teatro Nair Bello

Na tarde desta quarta-feira (24), o Teatro Nair Bello recebeu o 3º Encontro da Visibilidade Surda, promovido pelo Ceprosom, por meio do Centro Educacional João Fischer Sobrinho. A iniciativa faz parte do Setembro Azul, mês dedicado à valorização, representatividade e defesa de direitos da comunidade surda no Brasil.

A programação incluiu apresentações culturais, como dança Tutting com crianças atendidas pelo CRAS Dutra, pelo Centro Comunitário Parque Hipólito e pelo Centro Educacional João Fischer Sobrinho, além de uma apresentação dos alunos da Escola Pitágoras de Libras. Também foram realizados painéis temáticos que discutiram inclusão, educação bilíngue, serviços especializados de atendimento e a importância da participação familiar na vida da pessoa surda.

O prefeito Murilo Félix ressaltou o compromisso com políticas públicas de inclusão: “É uma alegria muito grande participar deste encontro, que destaca a importância da comunidade surda e a forma como a Prefeitura de Limeira deve abraçar vocês. Levamos o ICOM para as unidades de saúde por entender que é fundamental que a pessoa surda seja compreendida para receber o diagnóstico correto, com sensibilidade e dignidade. Nosso objetivo é expandir esse serviço para outras áreas da Prefeitura, garantindo que a comunidade surda seja atendida como merece”, afirmou.

O secretário de Tecnologia e Eficiência, Roger Willians, reforçou a importância de unir tecnologia e inclusão social:“ A tecnologia é uma grande aliada da inclusão. Estamos avançando em soluções que aproximam cidadãos e serviços públicos, como o ICOM — plataforma que possibilita interpretação e tradução em Libras em tempo real. Nosso objetivo é garantir que Limeira esteja conectada a ferramentas que unam eficiência, acessibilidade e inclusão”, disse.

Para a coordenadora do Centro Educacional João Fischer Sobrinho, Rebeca Basso, o encontro reafirma a visibilidade da comunidade: “Este evento é para dar visibilidade à comunidade surda, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo. Hoje reunimos 300 pessoas no Teatro Nair Bello, reforçando a importância dessa causa”, destacou.

Banner Publicitário

O evento também contou com a presença da primeira-dama Luciana Félix, do presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, do presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, do secretário de Tecnologia e Eficiência, Roger Willians, além das vereadoras Mara Isa Mattos Silveira e Bruna Magalhães.

Sobre o ICOM

Na semana passada, a Prefeitura de Limeira expandiu a plataforma digital ICOM, que garante interpretação e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) de forma simultânea, ampliando o suporte a pessoas com deficiência auditiva e surdas em 56 setores da cidade, entre eles o Paço Municipal, PAT, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Santa Casa, Hospital Humanitária, SAMU e outras repartições municipais e órgãos públicos.

O uso do ICOM é simples e ágil. Ao chegar a um dos locais contemplados, o servidor responsável aciona o recurso por meio de um QR Code em placas sinalizadas. Automaticamente, é aberta uma chamada de vídeo com um intérprete de Libras, que passa a intermediar a comunicação entre a pessoa surda e o atendente. O serviço funciona on-line, em tempo real e 24 horas por dia.











Informações da PML

Banner Publicitário

Descubra mais sobre A SUA VOZ

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta