3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa reúne público para discutir políticas públicas – Portal do Município de Piracicaba

3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa ocorreu no auditório da Fumep
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, realizou nesta sexta-feira, 30/05, a 3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. O evento ocorreu no auditório da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), com o tema Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação.
O encontro foi aberto ao público e teve como objetivo fortalecer a rede de proteção social e garantir a efetivação dos direitos da pessoa idosa no município, além de estimular a participação ativa desse público na construção de propostas e na elaboração de políticas públicas.
A programação contou com apresentação cultural do coral de idosos do projeto de convivência, aprovação do regimento — que foi lido pela presidente do Conselho Municipal do Idoso, Andréia Golinelli —, além de palestras, discussões em grupos e deliberação das propostas em plenária.
Um dos destaques foi a palestra de Márcio Masella, professor universitário e pesquisador, que trouxe reflexões sobre envelhecimento, cidadania e participação social.
Para a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas, o evento reforça o compromisso da gestão municipal com as pessoas idosas. “Essa conferência é um espaço onde as pessoas podem expressar suas demandas, contribuir com propostas e serem protagonistas na construção de políticas públicas mais justas e inclusivas”, afirmou.
Durante a conferência, os participantes destacaram a importância de espaços como esse. Rosângela Garcia Perez, 64 anos, aposentada, participou de um dos grupos de discussão e afirmou: “Muito bom ter esse tipo de ação. A população idosa está crescendo, estamos vivendo mais e precisamos de mais políticas públicas que promovam uma velhice digna e saudável. Precisamos ter voz, e esse espaço nos dá essa oportunidade”.

Já Maria de Lourdes Rodrigues, 67 anos, também aposentada, participou pela primeira vez de uma conferência e reforçou a necessidade de avanços. “É uma oportunidade para que se pensem mais recursos para capacitação profissional para esse público, oportunidades no mercado de trabalho e mais opções de lazer pensadas para esse público”, destacou.

Atualmente, cerca de 500 idosos participam dos programas da assistência social no município, que visam fortalecer vínculos, promover qualidade de vida e autonomia.
A conferência foi realizada em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), Fumep, Pecege, Afascom, e Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura São José).
Informações Prefeitura Piracicaba
Descubra mais sobre A SUA VOZ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.