27 de setembro de 2025

1500 pessoas participaram da abertura do evento que está na 199ª edição – Portal do Município de Piracicaba

0
A imagem mostra uma procissão religiosa perto de um rio. Um grupo de pessoas vestidas de branco e vermelho está embarcando em barcos, carregando bandeiras e coroas de flores. Há muitas outras pessoas na margem do rio, algumas tirando fotos. O rio é calmo e a vegetação ao redor é exuberante. A cena sugere uma celebração religiosa ou um evento cultural importante. O clima parece ser ensolarado e o ambiente é pacífico. Há uma atmosfera festiva e solene ao mesmo tempo. As pessoas parecem estar envolvidas e respeitosas com o evento.

Evento acontece às margens do rio Piracicaba

Banner Publicitário


Evento acontece às margens do rio Piracicaba
A imagem mostra o interior de uma igreja, possivelmente durante uma cerimônia religiosa. No altar, há vários padres e pessoas vestindo roupas formais. Há um grande mural na parede atrás deles, representando pombas brancas em voo e um arco-íris. Na frente do altar, há muitas hastes decoradas com coroas de flores brancas e pombas metálicas. As hastes são adornadas com fitas vermelhas e brancas, criando um efeito visual vibrante e festivo. As flores parecem ser artificiais, e as pombas são de um material metálico prateado. A cena como um todo sugere uma celebração religiosa significativa, possivelmente um evento especial ou festivo dentro da comunidade.
Missa de abertura da festa aconteceu no último domingo

Cerca de 1500 pessoas participaram no último domingo, 6/07, da missa da derrubada e bênção dos barcos da 199ª Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba, no largo dos Pescadores. O evento é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, e segue até dia 13/07, com atividades religiosas e artísticas no largo dos Pescadores.

A imagem mostra um grande grupo de pessoas ajoelhadas em oração dentro de um salão amplo e iluminado. As pessoas estão vestidas com roupas casuais, e a maioria parece estar em silêncio e concentrada. Há um tapete vermelho no chão na frente do grupo, e um tapete ornamental mais elaborado perto da câmera. O salão tem paredes claras e janelas grandes que permitem que a luz natural entre. A atmosfera é calma e respeitosa, sugestiva de um evento religioso ou memorial. O fundo mostra algumas pessoas em pé, observando a cena. Há uma mistura de idades e gêneros entre os presentes. A imagem é nítida e bem iluminada, permitindo a visualização de detalhes faciais e expressões das pessoas.
Diversas autoridades, incluindo o prefeito Helinho Zanatta e secretários municipais, compareceram ao evento

“A Festa do Divino é uma festa tradicional, de família. São vários dias de evento e todos podem aproveitar, conhecendo mais desta cultura que a cidade de Piracicaba tem há quase 200 anos”, falou o prefeito Helinho Zanatta, que participou da missa da derrubada e bênção dos barcos.

A imagem mostra um grupo de homens carregando um barco pequeno sob uma estrutura de lona. O barco parece ser de alumínio, com a inscrição "Santo I" visível. Os homens parecem estar sorrindo e parece haver um clima festivo ou comunitário. Há um fundo de rua com prédios e grafites. No total, parece ser uma cena de um evento comunitário ou uma celebração local. As roupas dos homens sugerem um ambiente casual e informal. A iluminação indica que a foto foi tirada durante o dia.
Prefeito Helinho Zanatta e o deputado estadual Alex Madureira estiveram na solenidade
A imagem mostra uma banda de música tocando ao ar livre. A banda é composta por vários músicos, a maioria deles jovens, tocando instrumentos como flautas, clarinetes, saxofones e trompetes. Eles estão vestidos com uniformes escuros e estão posicionados em uma formação organizada. O local parece ser uma rua ou praça, com edifícios ao fundo. O clima parece ser ensolarado. Um maestro está à frente da banda, conduzindo a orquestra. Há um grande número de pessoas assistindo à apresentação, embora não sejam visíveis na imagem. A cena é vibrante e cheia de energia, mostrando a paixão e a dedicação dos músicos. A imagem é bem iluminada e nítida, permitindo uma visualização clara de todos os detalhes.
Banda União Operária se apresentou no evento

Até amanhã, quarta-feira, 9/07, a programação da 199ª Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba segue com o Tríduo Solene, sempre às 20h, no Salão da Irmandade do Divino. E a partir de quinta-feira, 10/07, começam os festejos, que se encerram no domingo, 13/07.

Banner Publicitário

“É realmente muito emocionante ver a devoção da população, que tem presença marcante no evento. São famílias inteiras passando essa tradição de geração a geração”, disse o titular da Secretaria de Cultura, Carlos Beltrame.

PATRIMÔNIO – Em dezembro de 2016, por meio de decreto, a festa foi instituída como patrimônio cultural imaterial de Piracicaba. Realizada desde 1826, é a mais antiga manifestação festiva e religiosa da cidade. “A Festa do Divino é, de fato, uma tradição popular enraizada na fé, além de um importante evento do calendário do município, atraindo turistas e visitantes que têm a oportunidade de vivenciar esta experiência às margens do rio Piracicaba”, comentou a secretária de Turismo de Piracicaba, Clarissa Quiararia.

MAIS – No dia 10/07, quinta-feira, às 19h30, haverá jantar, com música ao vivo da banda Acrópolis. E no dia 11/07, sexta-feira, também às 19h30, o jantar ocorrerá com leilão de prendas, queima de fogos de artifício e show da banda União Operária. No sábado, dia 12/07, a programação tem início às 13h, com a Congada de São Benedito, seguida da Congada do Divino Espírito Santo, às 14h; Procissão do Divino Espírito Santo, às 15h; Encontro das Bandeiras e Queima de Fogos, às 16h; Missa do Encontro, com dom Devair e padre Henrique, às 17h, e jantar com show de Luiz Moreira e Perla, a partir das 18h30. No último dia de festa, domingo, 13/07, as atividades iniciam às 9h, com procissão à capela Nossa Senhora Aparecida. Depois, às 10h, tem a missa de encerramento, com o padre Henrique e apresentação da congada. Às 12h, o almoço será ao som de Matheus & Denilson, e o encerramento às 16h. Este ano, os festeiros são Gilmar e Jaqueline Rotta. Mais informações sobre a festa podem ser obtidas com a Irmandade do Divino Espírito Santo (rua Moraes Barros, 58, Centro). Telefone: (19) 3434-9701.



Informações Prefeitura Piracicaba

Banner Publicitário

Descubra mais sobre A SUA VOZ

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta